Se você está em busca de um destino fora de roteiros tradicionais, acabou de encontrar a melhor opção: JALAPADA. Hoje vamos te mostrar um pouquinho dessa riqueza, onde fica e como chegar, vamos juntos?
Floresta de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas. Cânions, cavernas e cachoeiras, onde é possível vivenciar a natureza em suas diversas formas, seja mergulhando em suas piscinas naturais, fazendo trilhas pelo cerrado, conhecendo e interagindo com suas comunidades tradicionais, tudo isso você pode vivenciar em uma única experiência chamada Jalapada: Jalapão + Chapada das Mesas.
Nossa primeira parada será na Chapada das Mesas, e aqui em nosso Blog você pode conhecer mais e mais desse destino pouco conhecido ainda no cenário nacional.
Como chegar na Chapada das Mesas?
Para chegar na Chapada das Mesas o visitante pode vir pelo aeroporto de Imperatriz – MA, em seguida de transfer até a cidade de Carolina, no sul do Maranhão, principal entrada para visitar a região da Chapada.
O que fazer:
De Carolina vão sair todos os passeios para a região da Chapada das Mesas e todos os seus atrativos, os principais são:
Em Carolina: Cachoeira São Romão e Prata, Cachoeira do Santuário, Capelão e Caverna. Tirolesas do Desespero e do Pânico, elas recebem esse nome porque são muito altas, sendo uma das tirolesas a segunda maior da América Latina (1.200 m e 1.400 m), Morro do Chapéu, Portal da Chapada, Centro Histórico e Museu de Carolina, Passeio de Barco pelo Rio Tocantins, entre outros.
Na cidade do Riachão: Poço Azul, Encanto Azul, Cachoeira dos Namorados, Santa Luzia, Santa Paula, do Moreno e Santa Bárbara.
Clicando aqui você pode conferir esses atrativos de forma mais detalhada.
Na Chapada das Mesas as trilhas são em sua maioria de níveis fáceis e leves, as que são mais fechadas e de nível intermediário devem ser todas feitas com acompanhamento de um Guia Local e Condutor Ambiental.
Você encontrará um cenário de muita integração com a natureza. A temperatura das águas é muito agradável e propícia para banho e lazer.
Como chegar no Jalapão?
Depois de vivenciarmos incríveis aventuras no sul do Maranhão, nosso próximo destino fica no estado do Tocantins, saindo de Carolina nos deslocamos de carro até a capital Palmas, são aproximadamente 465 km de distância, e em Palmas faremos uma pernoite para descansarmos e nos prepararmos para o dia seguinte que será de muita aventura em um dos destinos mais admirados do país.
No coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, com seus rios de água pura e cristalina, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva, o Jalapão é uma das últimas regiões onde a natureza se mantém intacta.
Chamado de deserto do Jalapão, é na realidade um grande oásis, pois apesar do solo arenoso, esta região serrana possui nascentes e belas cachoeiras, além de uma grande diversidade de fauna e flora do cerrado, dunas e fervedouros.
O que fazer?
O roteiro conta com variadas atividades como caminhadas e banho em praias fluviais, canoagem, safári fotográfico, contemplação do pôr do sol do alto das dunas ou do brilho das estrelas ao redor de uma fogueira. Além de viver essas experiências, ainda é possível comprar o artesanato local, que é feito de capim dourado na Comunidade Quilombola do Rio Novo.
Os principais atrativos são: Lagoa do Japonês, Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Paisagem do Dedo de Deus, Prainha do Rio Novo, Comunidade Quilombola do Rio Novo, Dunas do Jalapão, Fervedouros do Ceiça, Rio Sono, Bela Vista, Alecrim, e das Macaúbas, Comunidade do Carrapato, Cachoeira do Rio Formiga, das Araras, e o Morro da Catedral.
Um dos destinos mais esperados pelos visitantes e aventureiros é sem dúvidas as Dunas do Jalapão, o conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a Serra do Espírito Santo. O visual é paradisíaco e rende fotos espetaculares. Prepare a câmera!
Que tal flutuar em piscinas naturais paradisíacas? Aqui você não consegue afundar! Tudo isso porque a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente é capaz de manter as pessoas em constante flutuação, sem nenhum esforço.
No Jalapão, há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação, é realmente uma experiência muito especial, prepare a câmera para registrar tudo!
E como estamos falando de um lugar único no coração do Brasil, aqui também há um patrimônio natural chamado CAPIM DOURADO.
Um capim que brota da haste de uma flor branca da família das sempre-vivas. São mais de cinquenta produtos feitos a partir do capim dourado, e entre as principais peças estão bolsas, pulseiras, potes, brincos, chapéus, mandalas e enfeites de todos os tipos.
Finalizando nossas aventuras, retornamos para a capital Palmas, de onde o aventureiro pode pegar o vôo de volta para o seu local de origem, com muitas lembranças inesquecíveis, histórias para contar e fotos para compartilhar com todos. Quer conhecer o melhor da Chapada das Mesas e do Jalapão sem ter que se preocupar? A Panorama Adventure dispõe de guias nativos com experiências em promover aventuras e vivências únicas para você que gosta de conhecer novos cenários, apreciar a natureza e suas belezas naturais, seus povos, suas histórias, costumes e vivências. Clique aqui e viva uma verdadeira imersão no cerrado brasileiro. Jalapada, viva essa aventura!